quarta-feira, 24 de abril de 2013

Sistema digestório


Função do Fígado na Digestão

O fígado é um dos órgãos do sistema digestório mais importantes para digestão porque tem a função de metabolizar e armazenar nutrientes que só após passarem por ele ficam prontos para serem absorvidos e utilizados pelo organismo.
O fígado é importante na digestão dos carboidratos (galactose e frutose), que os transforma em glicose apta para ser usada como fonte de energia, e também a armazena em forma de glicogênio transformando em glicose e enviando para o sangue novamente quando os níveis de glicose no sangue estão baixos.
A transformação da proteína em aminoácidos, e a síntese de aminoácidos não essenciais e a produção de proteínas essenciais como a albumina,  transferrina, fibrinogênio e outras lipoproteínas também é função do fígado.
Outra função do fígado é desintoxicar o corpo enviando para os rins os metabólitos tóxicos para serem eliminados, além de transformar a gordura da alimentação e o tecido gordo do organismo em fonte de energia, quando solicitado. As vitaminas lipossolúveis e os minerais são também armazenados no fígado.

4 comentários:

  1. Gosto muito da tua iniciativa em pesquisar tudo!!! Vou deixar uma orientação importantíssima. Sempre que você retirar um texto de algum lugar é preciso colocar a bibliografia, ou seja, o local de onde retirou para dar os devidos créditos.
    Continue assim, você vai longe!

    ResponderExcluir
  2. É importantíssimo o interesse pelo conhecimento e a busca do mesmo através da pesquisa. Parabéns ao 5ºA que aprende e nos ensina cada vez mais.

    Beijo!

    ResponderExcluir