quinta-feira, 25 de abril de 2013

As nossas aulas


Nosso amigo Victor ficou com dengue e quase morreu.
Agora que contamos sobre ele, falaremos sobre a aula do GAPE.  Nós aprendemos a não usar cerol nem linha chilena e pitbull para fazer as pipas para evitar acidentes.
Dia 18 de abril comemoramos o dia do livro que é o aniversário do Monteiro Lobato. Ele  foi um escritor que escreveu várias histórias infantis com  a turma do Sítio Picapau Amarelo.  Agora vamos falar sobre os personagens que ele criou: Emília, uma boneca de pano faladeira; Narizinho, uma menina que tinha o nariz empinado; Pedrinho, um menino muito esperto; Visconde de Sabugosa, um sabugo de milho que gosta de livros  e muito inteligente; Rabicó, um porco comilão; Dona Benta, a vó do Pedrinho e da Narizinho; Tia Nastácia, cozinheira e medrosa; Burro Falante, era um burro que falava; Tio Barnabé que contava histórias. Nós ouvimos músicas da hora que eram do Sítio Picapau Amarelo e da Emília que a professora dançou muito e a Allyce deu muita risada.
Sexta-feira passada a gente participou de um circuito de atividades em comemoração do dia do Índio. Em 1500  o Brasil foi invadido pelos portugueses que escravizaram os índios  e exploraram as nossas riquezas. Nesta época havia muitos índios no nosso país, com o passar do tempo eles foram diminuindo através das doenças que foram causadas pela aproximação do homem branco  e  pela sua ganância, além do desmatamento para construção de cidades. Em homenagem  a esse povo a escola organizou o circuito com diversas atividades: pintura corporal, a história do dia do índio, cama de gato (brincadeira indígena) e artesanato (colar e pulseira) entre outras.
O dia de Tiradentes caiu em um domingo e falamos sobre ele na segunda-feira.
Aprendemos sobre o Tangram .Conta uma lenda que um rei chinês deixou caiu o espelho que se partiu em sete pedaços e ele chorou e que com os pedaços formaram várias figuras.  Nós montamos uma raposa com as peças do Tangram usando todas as partes.
Ouvimos a história do Bico Quebrado que conta a história de um passarinho que era melhor que os outros pássaros, mais rápido e mais forte. Certo dia quando ele acordou seu bico estava quebrado e ele ficou faminto e magrinho porque não conseguia pegar as migalhas. Até que um certo dia  o mendigo apareceu na rua e deixou um pedaço de pão cair , o passarinho foi tentar pegar e antes veio uma mão e pegou que era do mendigo. Ele dividiu o pão em dois e os dois ficaram amigos e foram para um parque e ambos dormiram no banco.  O Isaque disse que os dois formaram uma casa mesmo não sendo uma casa real.
Outra história contada foi A menina do vestido azul que fala de um professor que deu um vestido para uma menina pobre afetando toda uma cidade.
Em Ciências, aprendemos sobre as células, tecidos, órgãos, sistema e organismo. O primeiro sistema aprendido foi o Digestório.  O Bruno se empolgou e deu uma aula para a sala sobre o processo da digestão contando detalhes mais obscuros e disse que é a verdade nua e crua. Nós fizemos uma experiência com a bolacha. Deixamos um pedaço dentro da boca por um minuto depois mastigamos e engolimos. Percebemos que a saliva molhou toda a bolacha e derreteu-a, ao engolirmos colocamos a mão na garganta e sentimos a bolacha descer tipo um elevador.
Pessoal, agora vamos dar tchau tchau e até a próxima quinta-feira!

(Texto Coletivo 5ºA)

PS. Quem quiser dar alguma sugestão de experiências ou atividades diferenciadas, agradecemos!!!

8 comentários:

  1. Já estou na espera do novo texto, adoro acompanhar a aprendizagem de vocês. Parabéns, sem contar que divirto muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoramos a sua participação, ela é muito importante para gente!
      Nós te amamos muito!

      Excluir
  2. A convite da Prof. Márcia Gomes, vim aqui fazer uma visita, e fiquei surpreso pela riqueza e qualidade do trabalho desenvolvido com o 5º ano...parabéns a todos e já enaltecendo esse trabalho gostaria de deixar essa atividade de sugestão http://edu-candoconstruindosaber.blogspot.com.br/2013/04/aluno-amigo-do-ambiente-faca-o-ecoteste.html e desde já convido ao Prof. e alunos a conhecer meu BLog......parabéns e bom trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Eduardo pela visita. Adorei a tua atividade e vou aplicá-la próxima semana, depois voltaremos para contar o resultado. Já tive outras ideias em cima dela! Contribuições como a tua são sempre bem vindas!!!!
      Professora Lu

      Excluir
  3. É muito bom acompanhar o dia a dia de vocês. Sinto como se também fizesse parte do grupo e como se estivesse frequentando as aulas.
    Gostaria de sugerir uma página onde vocês vão encontrar muitas poesias: leitura gostosa e relaxante. Aproveitem e se divirtam.
    Ótimo final de semana para todos!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Vera.
    Certamente você faz parte da nossa turma!Você é uma leitora muito presente e adoramos os seus comentários! Fizemos a atividade em grupo que você sugeriu e publicamos a história no nosso blog.
    Qual é o site que você vai sugerir para gente??
    Tenha uma linda semana !

    ResponderExcluir
  5. Não acredito que sugeri uma página para leitura e não coloquei o link.
    Aqui está: http://poesiaparacrianca.blogspot.com.br/

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Que delícia de trabalho! Parabéns a todos vcs! Boa sorte e continuem postando.

    ResponderExcluir